• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

VIII Marcha a Brasília termina com a promessa da votação do FPM – "Veja as fotos "

VIII Marcha a Brasília termina com a promessa da votação do FPM – "Veja as fotos "

VIII Marcha a Brasília termina com a promessa da votação do FPM – "Veja as fotos " 280 210 Fecam Portal

Durante a VIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre o dia 7 e 10 de março no Hotel Blue Tree, os mais de 3.000 participantes , entre eles, 270 prefeitos catarinenses, uma das maiores delegações da Marcha, conheceram as políticas de 17 ministérios, discutiram a redefinição do Pacto Federativo e reivindicaram recursos ao Governo Federal.


Para encerrar o evento, os prefeitos se concentraram na Câmara de Deputados, hoje (10/03), para pedir apoio aos parlamentares na aprovação do texto da Reforma Tributária, que será votada no dia 29 de março, como anunciou, durante a VIII Marcha, o presidente da Câmara de Deputados, Severino Cavalcanti.


O presidente da FECAM, Neodi Saretta, orienta os prefeitos a ficarem vigilantes e a convocarem os Deputados Federais de sua região a comparecerem no plenário da Câmara. “Estamos confiantes que a Reforma Tributária seja aprovada com a mobilização do Governo Federal, Câmara de Deputados, Governos Estaduais e Prefeitos”.


Caso a  Reforma não seja votada na integra nessa data, os representantes de entidades municipalistas e prefeitos decidiram, durante a VIII Marcha em Brasília, pela votação do destaque previsto no art. 159 da PEC 285/04, que amplia 1% no Fundo de Participação dos Municípios e afirmaram o compromisso das entidades de apoiar os demais dispositivos da Reforma. Essa decisão consta no documento reivindicatório, a Carta da VIII Marcha, entregue ao vice-presidente da República, José Alencar.


Segundo o presidente da FECAM, Neodi Saretta, prefeito de Concórdia, com o aumento de 22,5% para 23,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) os municípios com até 10 mil habitantes receberão em dezembro o valor aproximado de R$ 50 mil reais, levando em consideração os valores repassados no exercício de 2004. Explica ainda, que em municípios menores o valor será destinado ao pagamento do 13º aos funcionários. 


“O repasse não será aplicado apenas em custeios de despesas, mas também em investimentos”, explica.


Fotos da VIII Marcha


Fotos dos prefeitos