• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

XIII Congresso Catarinense de Municípios vai debater a inserção da mulher no Movimento Municipalista

XIII Congresso Catarinense de Municípios vai debater a inserção da mulher no Movimento Municipalista

XIII Congresso Catarinense de Municípios vai debater a inserção da mulher no Movimento Municipalista 150 150 Fecam Portal

Inovando a cada edição, o XIII Congresso Catarinense de Municípios dedica, neste ano, uma atenção especial às mulheres: prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas, vereadoras, secretárias e técnicas municipais. A programação especial acontece durante toda a quinta-feira, 19, paralelamente ao Congresso, na sala Jurerê/Joaquina, do Centrosul (Centro de Eventos), em Florianópolis.

Com a participação de palestrantes de destaque estadual e nacional, a programação tem como tema central a "Inserção da Mulher no Movimento Municipalista".

Às 9h acontece a solenidade de abertura e às 9h30 a palestra "Parceria Público Privado", com representantes da Rede do Instituto Padre Vilson Grohe e do Espaço Instituto Guga Kuerten.

Às 11h, fechando os debates da manhã, a pedagoga, funcionária pública municipal por 32 anos e há 60 anos exercendo atividades no Municipalismo Paulista e Nacional, Dalva Christofoletti Paes da Silva, vai falar do "Papel da Mulher no Movimento Municipalista como Agente de Informação".

"O Papel Transformador da Mulher no Espaço Público Privado" é o tema da palestra que abre os trabalhos no turno da tarde, a partir das 14h, tendo como convidada a diretora-presidente da empresa Pires e Associados, Anita Pires.

"Ações Inovadoras na Administração Pública Municipal" será o tema do painel das 15h, com o relato de seis diferentes experiências exitosas, iniciando com o município de Chapecó, apresentado pela primeira-dama Neyla Caramori. "Grupo de Mulheres Pandora: um resgate da esperança de uma vida sem violência" é o tema do município de Brusque com a assistente social Fabiana Demétrio; "Fomento à Atividade Inclusiva", é o relato do município de Içara, com apresentação da primeira-dama Ceneli de Freitas Gastaldon e da assistente social, Juci Fernandes; "Serviço de Famílias Acolhedoras" é a experiência de Jaraguá do Sul, com a assistente social Emanuela Wolff.

Ainda no painel a experiência bem-sucedida do município de Massaranduba "A participação da mulher no setor público no fortalecimento da política de Assistência Social e a Saúde", apresentado pela primeira-dama e secretária de Saúde, Suzane Reike e, por último, "O Esporte como alternativa de Proteção dos Adolescentes", relato do município de Paulo Lopes com a primeira-dama Suzana dos Santos e a treinadora Dalva da Silva.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação do Estado de Santa Catarina, Angela Albino, encerra a programação especial com a palestra "A Política Nacional para as Mulheres: algumas reflexões". 

Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br