• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Defesa do SUS e o enfrentamento à dengue em foco no VII Congresso do COSEMS

Defesa do SUS e o enfrentamento à dengue em foco no VII Congresso do COSEMS

Defesa do SUS e o enfrentamento à dengue em foco no VII Congresso do COSEMS 2560 1920 Fecam Portal

A defesa e a promoção do Sistema Único de Saúde (SUS) foram o foco da abertura do VII Congresso de Secretarias Municipais da Saúde de Santa Catarina, que começou na última quarta-feira (11), em Blumenau. O evento, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC) e apoiado pela Federação de Consórcios, Associações e Munícipios de Santa Catarina (FECAM), reuniu secretários da saúde e técnicos da área.

Durante a abertura, as autoridades presentes destacaram a força do SUS no enfrentamento à pandemia e os desafios do combate à dengue, que vem preocupando as autoridades nestas últimas semanas. O retorno dos eventos presenciais também foi assunto.

Estavam presentes o presidente do COSEMS/SC, Daisson Trevisol, o presidente do CONASEMS, Wilames Bezerra, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e a vice-prefeita do município, Maria Regina Soar, o Secretário de Saúde do Estado, Aldo Baptista Neto e o 2º vice-presidente da FECAM, Élcio Kuhnen.

O presidente do CONASEMS, Wilames Bezerra, frisou que este evento era um grande reencontro para os funcionários da saúde, que trabalharam incansavelmente durante a pandemia. “Estamos aqui celebrando o SUS e a força do municipalismo”, disse.

Foi anunciada, também, pelo secretário estadual Aldo Baptista Neto, a liberação dos recursos para a aquisição de uma sede própria para o COSEMS/SC, marco histórico para a instituição.

Ao final da cerimônia de abertura do congresso, o presidente do COSEMS/SC, Daisson Trevisol, entregou as honrarias de “Amigos do COSEMS” para o prefeito e para a vice-prefeita de Blumenau, que já foi presidente da instituição. “O SUS mostrou que é o maior e melhor sistema público do mundo, no enfretamento da COVID e no enfrentamento da dengue”, concluiu Maria Regina Soar durante a sua fala.

Programação do evento

Durante a tarde de quarta houve a apresentação dos trabalhos selecionados para a 4ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS” e a realização da primeira mesa de debate, que abordou os desafios atuais da Atenção Primária.

Na quinta-feira, foram realizadas, durante todo o dia, 11 oficinas, que trataram de diversos assuntos, inclusive do enfrentamento à dengue, além de quatro mesas de debate. Na mesa “O dinheiro na saúde, saldos em conta e caminhos seguros para utilização dos recursos”, a FECAM apresentou uma ferramenta desenvolvida em parceria com o COSEMS/SC para facilitar as consultas ao Fundo Nacional de Saúde pelos municípios.