• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Ferramenta desenvolvida pela FECAM auxilia municípios na gestão de recursos da saúde

Homem em um palco, em frente a um telão com os dizeres "FECAM E COSEMS/SC"

Ferramenta desenvolvida pela FECAM auxilia municípios na gestão de recursos da saúde

Ferramenta desenvolvida pela FECAM auxilia municípios na gestão de recursos da saúde 2560 1920 Fecam Portal

Durante o VII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) apresentou uma ferramenta desenvolvida em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC), que simplifica a gestão e o monitoramento de saldos de convênios para os municípios catarinenses.

O sistema automatiza o acesso à informação dos recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) repassados aos municípios. Com opções de filtro por cidades, associações e regiões, pode-se visualizar os saldos por tipo, sigla e ano. Assim, é possível resolver problemas de gestão, otimizando recursos e rastreando para onde eles são destinados, com embasamento legal e segurança jurídica para a sua correta aplicação.

Os dados são atualizados diariamente e consolidados no portal. A partir de agora, a FECAM e o COSEMS estão trabalhando para obter um parecer jurídico para a aplicação segura dos recursos e para efetivamente aplicar o sistema nas secretarias de saúde do Estado.