• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Diversidade cultural é tema da abertura da 10ª edição do Fórum Catarinense de Gestores de Cultura

Diversidade cultural é tema da abertura da 10ª edição do Fórum Catarinense de Gestores de Cultura

Diversidade cultural é tema da abertura da 10ª edição do Fórum Catarinense de Gestores de Cultura 540 360 Fecam Portal

Realizado desde 2011, o Fórum Catarinense de Gestores de Cultura, reuniu mais de 250 participantes nesta tarde (11) para abertura de sua décima edição. Um número recorde de gestores, que irão acompanhar ao longo de três dias debates das políticas públicas do setor cultural proporcionando a integração entre os municípios e as regiões do estado de Santa Catarina.

A palestra de abertura foi do diretor de economia criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, José de Oliveira Junior, que trouxe em pauta a diversidade cultural. De acordo com o palestrante a o tema é um conjunto das diferentes culturas que existem no mundo. Além disso o palestrante reforça que para “proteger e promover a diversidade cultura, exige a capacidade de compreensão do outro”.

O evento é organizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) por meio do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) em parceria com a Prefeitura de Ibirama.

Durante a abertura do evento, as autoridades presentes reforçaram a importância de debater as políticas públicas na área cultural e também os desafios enfrentados pelos gestores de cultura.

Sisi Blind, diretora executiva da FECAM, em seu discurso falou das dificuldades da área no setor de cultura em relação às outras áreas das prefeituras, já que no orçamento muitas vezes  o setor é desvalorizado “é preciso chegar com tudo para garantirmos as políticas públicas  na área”.

O prefeito de Agrolândia e tesoureiro da FECAM, José Constante também estava na mesa e falou que a partir do fórum, “serão discutidos encaminhamentos para fortalecer o setor de cultura para que seja referência no país”. Constante também é presidente da AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí) e falou da importância da aproximação das associações catarinenses.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, é anfitrião do evento e ressaltou a felicidade em receber o fórum em seu município. “É com imensa alegria que recebemos vocês todos aqui em Ibirama. Recebemos a notícia lá em Garopaba que seriamos sede e hoje ver todos vocês, é gratificante, bem vindos a bela joia do Brasil!”

Estavam presentes na mesa também, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura que representou o governador do Estado, Edinho Lemos, a deputada estadual, Paulinha, o presidente do Congesc e superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna e o coordenador do colegiado de cultura da AMAVI e secretário de cultura e turismo de Trombudo Central.

A programação seguiu com a mesa redonda “Políticas Culturais dos Governos Estadual e Federal” com o presidente da FCC, Edinho Lemos e o representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Hugo Lembeck, ex prefeito de Salete a mediadora foi a secretária de cultura de Chapecó, Roselaine Vinhas. O evento segue até o dia 13 de maio em Ibirama, a programação completa pode ser acessada clicando aqui.

Oficinas

Nesta quinta-feira (12) os participantes participam das seis oficinas: Gestão de Acervo e Educação Patrimonial, Planejamento Estratégico e Ações Culturais, Práticas Administrativas, nova lei de licitações, Gestão de Linguagens Artísticas, Conselhos municipais, Cultura como Matriz Econômica e Transversalidade da cultura. Os encontros acontecem no prédio do Antigo Hospital – Hansahoehe.

2022.05.11 - Primeiro dia do X Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura