• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Secretaria de Educação de Vargeão e UFSC ampliam parceria em projeto de saúde mental nas escolas do município

Secretaria de Educação de Vargeão e UFSC ampliam parceria em projeto de saúde mental nas escolas do município

Secretaria de Educação de Vargeão e UFSC ampliam parceria em projeto de saúde mental nas escolas do município 641 428 Fecam Portal

A Secretaria de Educação de Vargeão lançou, no início do ano letivo de 2021, o projeto “Cuidando de quem cuida”, voltado para a saúde mental de todos os profissionais da educação do município. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Em visita à UFSC, na última quarta-feira (04), a secretária da educação de Vargeão, Carmen Raymundi, e a psicóloga escolar do município, Pricila Tobias, conversaram com as professoras Maria Fernanda Diogo e Apoliana Groff, membros do LAPEE, que acompanharam o projeto desde o início, de maneira remota, durante a pandemia. 

Durante o encontro, a parceria foi reforçada e será expandida para atendimento também de crianças imigrantes em idade escolar, dentro do Centro de Inclusão montado para atender as demandas de saúde mental dos estudantes. Já são 64 estudantes atendidos, dentre eles, sete imigrantes venezuelanos. Raymundi reforça a importância do atendimento às crianças e afirma que “se as crianças não forem ouvidas e acolhidas, elas não vão aprender matemática, português e as outras disciplinas”. 

Professoras Maria Fernanda Diogo e Apoliana Groff leem cartas de estudantes de Vargeão.

 

Sobre o projeto 

Através de práticas integrativas, como yoga, auriculoterapia e ginástica laboral, o objetivo do programa “Cuidando de quem cuida” é cuidar da saúde mental e física dos profissionais da educação e acolher suas necessidades.   

O projeto foi desenvolvido depois da percepção de que 95% dos profissionais do setor  apresentavam sintomas de doenças psicológicas. 

O programa da Prefeitura de Vargeão foi premiado, em 2021, na 1ª Mostra de Boas Práticas e Inovação na Educação, realizada pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM).