• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Seminário da FECAM exalta versatilidade do SUAS

Seminário da FECAM exalta versatilidade do SUAS

Seminário da FECAM exalta versatilidade do SUAS 800 800 Fecam Portal

As distintas características de atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) adaptadas às realidades locais dos municípios catarinenses marcaram o segundo dia do Seminário Estadual promovido pela FECAM, nesta sexta-feira (12). O público participante – mais de 500 trabalhadoras e trabalhadores do setor – teve a oportunidade de compartilhar e conferir desafios enfrentados durante a pandemia de covid-19.

A programação do evento teve a contribuição dos municípios de Jaraguá do Sul, Irineópolis, Campos Novos, Blumenau e Joinville. Foram apresentadas experiências com vigilância socioassistencial, proteção social básica, de média e alta complexidade, e sobre instituições de longa permanência. Em comum, ficou evidente a sobrecarga imposta aos municípios, a manutenção dos serviços sem interrupção e o aumento da demanda populacional a partir da evolução do quadro pandêmico.

O presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e secretário municipal de Foz do Iguaçu, Elias de Oliveira, e a professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rúbia Ronzoni, foram convidados para comentar os relatos dos municípios.

Trabalhar de acordo com a realidade local foi uma das maiores forças de efetividade da política de assistência social nos últimos anos.O que vimos aqui mostra que o SUAS continua pujante. Tudo aquilo que construímos nesse processo mostra o quanto essa política foi fundamental e capaz de salvar vidas com o que realiza”, comemorou Elias, empolgado com as apresentações.

A professora universitária Rúbia Ronzoni avalia que a política de assistência social mostrou sua essencialidade para a população brasileira, alcançando inédita visibilidade perante a sociedade. “Não restam dúvidas de que esta política é um direito do cidadão e um dever do estado. Sua principal função de proteção social das famílias e indivíduos foi evidenciada para todos”, afirmou Rúbia ao comentar o saldo do período pandêmico.

Ambos ressaltaram a necessidade de que cada município observe com atenção o seu território de abrangência, a exemplo dos casos apresentados durante o seminário, para identificar quais famílias precisam de atendimento. Tal procedimento possibilita intervenções de maneira efetiva, provocando interesse e adesão de usuários de acordo com as suas maiores necessidades.

Criar vínculo e confiança com as equipes do SUAS é fundamental. Somente a partir disso é possível trabalhar conteúdos mais aprofundados, com acolhimento humanizado”, acrescentou Rúbia.

O evento contou ainda com a participação da Deputada Estadual Dicer Heiderscheidt. Ela parabenizou as trabalhadoras e trabalhadores do SUAS pela atuação durante a pandemia. “Vocês são peça fundamental para a sociedade. Merecem cada vez mais reconhecimento e valorização”, disse a deputada.